Desenvolvendo Competências Socioemocionais
O programa Líder em Mim promove o aprendizado de habilidades sociais e emocionais essenciais, que influenciam comportamentos, atitudes e formas de pensar e sentir. Em um mundo em constante transformação, essas competências são tão fundamentais quanto a leitura, a escrita e o cálculo. Elas preparam crianças e jovens para serem protagonistas de suas vidas, tomarem decisões conscientes e enfrentarem os desafios dos novos tempos.
A aprendizagem socioemocional oferecida pelo programa guia os alunos em uma jornada de autoconhecimento, ajudando-os a compreender seus sentimentos, identificar suas preferências de estudo, entender como aprendem de forma mais eficaz, superar desmotivações e construir relacionamentos positivos.
Alinhamento com a BNCC
Por que desenvolver competências socioemocionais na escola?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca que as escolas devem ir além do ensino tradicional, incentivando a reflexão crítica, a cidadania e a adoção de estratégias de aprendizado flexíveis e abrangentes. Assim, a formação integral dos estudantes se torna uma realidade.
Os pilares que sustentam essa abordagem incluem:
- Conhecimento: Explorar o mundo físico, social, cultural e digital para compreender e explicar a realidade, contribuindo para a sociedade.
- Pensamento científico, crítico e criativo: Estimular a curiosidade intelectual, investigando causas, formulando problemas e propondo soluções inovadoras.
- Repertório cultural: Valorizar manifestações artísticas e culturais, participando de práticas diversificadas.
- Comunicação: Expressar ideias, sentimentos e experiências utilizando diferentes linguagens.
- Cultura digital: Aplicar tecnologias digitais de forma ética e significativa, exercendo protagonismo e criatividade.
A Experiência dos 7 Hábitos
Como o programa promove liderança e competências socioemocionais?
A metodologia do Líder em Mim baseia-se nos 7 Hábitos e utiliza o modelo Ver-Fazer-Obter, que propõe uma transformação completa ao:
- Ver: Adotar novas perspectivas sobre situações.
- Fazer: Alterar comportamentos com base nessas novas visões.
- Obter: Alcançar resultados diferentes e consistentes.
Essa abordagem atua em três dimensões principais:
- Liderança: Desenvolvendo habilidades de liderança em alunos e equipes escolares.
- Cultura: Transformando o ambiente escolar.
- Acadêmico: Melhorando os resultados educacionais.

Líder em Mim: Uma Solução da SOMOS Educação + FranklinCovey Education
Com quase três décadas de experiência, a FranklinCovey Education é uma das maiores referências em liderança educacional e processos de transformação. Seus programas, livros e conteúdos têm impactado milhares de instituições de ensino ao redor do mundo, promovendo resultados consistentes em escolas públicas e privadas de diferentes níveis.
A missão da FranklinCovey é liberar o potencial de cada aluno, ajudando as escolas a alcançarem resultados transformadores. Seu conteúdo prioriza a inclusão e celebra as diversidades de origens, perspectivas e identidades.
Descubra como o Líder em Mim pode transformar nossa escola e inspirar nossos alunos a serem líderes em suas próprias histórias.
